sexta-feira, 6 de julho de 2007

Influência De Howard após Segunda Guerra Mundial



-No período posterior a 1945, meio século após a publicação do livro de Ebenezer Howard, suas propostas e análise dos planos e reiteração de novos estudos, além do acentuado desenvolvimento econômico e social, proporcionaram a condição de construção de cidades, que foram construídas com os principais objetivos das cidades–jardins propostas e de muitas maneiras atuais.
-O planejamento inglês redistribuiu a população concentrada no centro de Londres, com construção de cidades novas envolvidas por cinturões verdes e desenvolvendo espaços para atividades coletivas.
Estocolmo (1952 e 1960) como notável exemplo sueco, possui um plano de remodelação do centro antigo. Pode ser observada em foto, a praça central que é ponto de conexão com a rede de cidades novas, ainda lugar para eventos, com destaque, à direita, edifício do Centro de Cultura da Cidade.
-Na França, desenvolve uma estrutura estatal de planejamento para organizar o crescimento da região parisiense, que possui uma população maior principalmente na capital. A preservação dos elementos de arquitetura significativos, a vegetação e o vale do rio Sena também cuidadosamente foram mantidos como aspecto importante em seu plano diretor (1963-1966).
-Em 1970, as construções apresentam um número considerável de cidades novas na Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. Todas elas arquitetadas almejando o equilíbrio entre o ambiente urbano e natureza, que preconizava Howard, em uma época que nada se sabia sobre desenvolvimento sustentável. Hoje a questão ambiental continua em crescimento, sendo planetária.

Nenhum comentário: