segunda-feira, 4 de junho de 2007

Concretização das Idéias de Ebenezer Howard


- Letchwoth - a concretização das idéias como a primeira cidade jardim.

A implantação urbana foi executada pelos arquitetos:
Raymond Unwin e Barry Parker.
Nota: Unwin(1863-1940) recebeu influência das idéias de William Morris .E demonstra seu interesse no inter-relacionamento entre os espaços urbanos e rurais com forte atração pelas comunidades rurais.Em sua obra The Art of building a home(1901),juntamente com Parker(1867-1947),nota-se as idéias de Howard.

O planejamento é proposto pelo desenho informal das ruas, as casas formando blocos isolados entre si, e também o sistema de ruas secundárias de acesso em “cul de sac”. O espaço aberto verde se estende aos espaços públicos, parque das cidades e ao seu cinturão agrícola. Houve cuidados especiais na realização do paisagismo. Ainda, a arquitetura é observada com um traçado simples e claro distanciando-se de configurações geométricas rigorosas de tradição clássico-renascentista.

A primeira cidade jardim foi projetada em 1903 com o objetivo principal de melhorar condições na moradia e no ambiente do operário, se torna auto-suficiente em termos de indústria e terras agrícolas.
Possui um sistema de arrendamento de terra para haver controle sobre a propriedade, mantendo o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.
Foram estabelecidos arrendamentos com prazo de 999anos com valor fixo, no caso de indústrias, outros tinham prazos de 99 ou mesmo 999anos renováveis a cada 99 anos.
Assim, Howard mostra a possibilidade de se alojar a baixo custo.
Em 1913 era habitada por 8500 habitantes, chegando a 26000 no ano de 1962.
O sistema de arrendamento de terra torna o valor das atividades sociais em conjunto, não possibilita o recebimento do beneficio apenas como indivíduos privados. Além do controle da propriedade ser mais fácil, o que mantém o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.

Analisando o plano de Letchworth o terreno é cortado no sentido leste-oeste, por ferrovia que liga Londres a Cambridge. O quê prevê a localidade da estação ferroviária em seu centro. A “Norton Way” e a ”Spring Road” ligam as duas partes da cidade, na direção note–sul. No centro urbano está o comércio e a indústria, esta responsável pela suas instalações e fixação de novos moradores da cidade, ficará próxima a ferrovia, diminuindo o custo de transporte. Ocorre ainda a preocupação do vento preponderante oeste-leste, que dispersara os elementos poluentes para fora da cidade.

- Welwyn - a segunda cidade-jardim

Foi construída a quinze quilômetros de Letchworth.
O plano da cidade foi elaborado pelo arquiteto Louis de Soissons, em 1920.
Opta-se pela arquitetura georgiana e de grande homogeneidade. Ainda, utiliza-se da topografia do terreno na definição da planta da cidade. Que é definida em circulação radial, cruzando a linha principal da ferrovia em duas pontes, interligando assim o setor industrial a leste da ferrovia com as residências a leste e oeste. Ruas lineares junto à ferrovia, em terreno mais plano e encurvadas junto ao terreno mais inclinado, ajustando desenho viário ao sítio urbano com sutil sensibilidade.

O paisagismo é bem disposto, os jardins são fronteiriços as residências, que não possuem muro entre si e a rua, passeios com gramas, arbustos e intenso arvoredo, dispostos junto às vias com pouco transito de passagem ou “cul de sac” tendo no centro da quadra jardins coletivos.
Em Welwyn, o espaço urbano e rural mantém uma excelente continuidade, o quê atingiu alta qualidade ambiental.

Com a execução das duas cidades Howard contava com um Estado que se resumia às municipalidades representadas pelas Companhias das Cidades-Jardins, que convivem com as demais instâncias administrativas nacionais e municipais existentes. Assim se tornam viáveis a prática de idéias humanistas e funcionalidade de ambas.

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