- Letchwoth - a concretização das idéias como a primeira cidade jardim.
A implantação urbana foi executada pelos arquitetos:
Raymond Unwin e Barry Parker.
Nota: Unwin(1863-1940) recebeu influência das idéias de William Morris .E demonstra seu interesse no inter-relacionamento entre os espaços urbanos e rurais com forte atração pelas comunidades rurais.Em sua obra The Art of building a home(1901),juntamente com Parker(1867-1947),nota-se as idéias de Howard.
O planejamento é proposto pelo desenho informal das ruas, as casas formando blocos isolados entre si, e também o sistema de ruas secundárias de acesso em “cul de sac”. O espaço aberto verde se estende aos espaços públicos, parque das cidades e ao seu cinturão agrícola. Houve cuidados especiais na realização do paisagismo. Ainda, a arquitetura é observada com um traçado simples e claro distanciando-se de configurações geométricas rigorosas de tradição clássico-renascentista.
A primeira cidade jardim foi projetada em 1903 com o objetivo principal de melhorar condições na moradia e no ambiente do operário, se torna auto-suficiente em termos de indústria e terras agrícolas.
A implantação urbana foi executada pelos arquitetos:
Raymond Unwin e Barry Parker.
Nota: Unwin(1863-1940) recebeu influência das idéias de William Morris .E demonstra seu interesse no inter-relacionamento entre os espaços urbanos e rurais com forte atração pelas comunidades rurais.Em sua obra The Art of building a home(1901),juntamente com Parker(1867-1947),nota-se as idéias de Howard.
O planejamento é proposto pelo desenho informal das ruas, as casas formando blocos isolados entre si, e também o sistema de ruas secundárias de acesso em “cul de sac”. O espaço aberto verde se estende aos espaços públicos, parque das cidades e ao seu cinturão agrícola. Houve cuidados especiais na realização do paisagismo. Ainda, a arquitetura é observada com um traçado simples e claro distanciando-se de configurações geométricas rigorosas de tradição clássico-renascentista.
A primeira cidade jardim foi projetada em 1903 com o objetivo principal de melhorar condições na moradia e no ambiente do operário, se torna auto-suficiente em termos de indústria e terras agrícolas.
Possui um sistema de arrendamento de terra para haver controle sobre a propriedade, mantendo o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.
Foram estabelecidos arrendamentos com prazo de 999anos com valor fixo, no caso de indústrias, outros tinham prazos de 99 ou mesmo 999anos renováveis a cada 99 anos.
Assim, Howard mostra a possibilidade de se alojar a baixo custo.
Em 1913 era habitada por 8500 habitantes, chegando a 26000 no ano de 1962.
O sistema de arrendamento de terra torna o valor das atividades sociais em conjunto, não possibilita o recebimento do beneficio apenas como indivíduos privados. Além do controle da propriedade ser mais fácil, o que mantém o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.
Analisando o plano de Letchworth o terreno é cortado no sentido leste-oeste, por ferrovia que liga Londres a Cambridge. O quê prevê a localidade da estação ferroviária em seu centro. A “Norton Way” e a ”Spring Road” ligam as duas partes da cidade, na direção note–sul. No centro urbano está o comércio e a indústria, esta responsável pela suas instalações e fixação de novos moradores da cidade, ficará próxima a ferrovia, diminuindo o custo de transporte. Ocorre ainda a preocupação do vento preponderante oeste-leste, que dispersara os elementos poluentes para fora da cidade.
- Welwyn - a segunda cidade-jardim
Foi construída a quinze quilômetros de Letchworth.
O plano da cidade foi elaborado pelo arquiteto Louis de Soissons, em 1920.
Opta-se pela arquitetura georgiana e de grande homogeneidade. Ainda, utiliza-se da topografia do terreno na definição da planta da cidade. Que é definida em circulação radial, cruzando a linha principal da ferrovia em duas pontes, interligando assim o setor industrial a leste da ferrovia com as residências a leste e oeste. Ruas lineares junto à ferrovia, em terreno mais plano e encurvadas junto ao terreno mais inclinado, ajustando desenho viário ao sítio urbano com sutil sensibilidade.
Foram estabelecidos arrendamentos com prazo de 999anos com valor fixo, no caso de indústrias, outros tinham prazos de 99 ou mesmo 999anos renováveis a cada 99 anos.
Assim, Howard mostra a possibilidade de se alojar a baixo custo.
Em 1913 era habitada por 8500 habitantes, chegando a 26000 no ano de 1962.
O sistema de arrendamento de terra torna o valor das atividades sociais em conjunto, não possibilita o recebimento do beneficio apenas como indivíduos privados. Além do controle da propriedade ser mais fácil, o que mantém o caráter e a infra-estrutura coletiva de lazer da cidade.
Analisando o plano de Letchworth o terreno é cortado no sentido leste-oeste, por ferrovia que liga Londres a Cambridge. O quê prevê a localidade da estação ferroviária em seu centro. A “Norton Way” e a ”Spring Road” ligam as duas partes da cidade, na direção note–sul. No centro urbano está o comércio e a indústria, esta responsável pela suas instalações e fixação de novos moradores da cidade, ficará próxima a ferrovia, diminuindo o custo de transporte. Ocorre ainda a preocupação do vento preponderante oeste-leste, que dispersara os elementos poluentes para fora da cidade.
- Welwyn - a segunda cidade-jardim
Foi construída a quinze quilômetros de Letchworth.
O plano da cidade foi elaborado pelo arquiteto Louis de Soissons, em 1920.
Opta-se pela arquitetura georgiana e de grande homogeneidade. Ainda, utiliza-se da topografia do terreno na definição da planta da cidade. Que é definida em circulação radial, cruzando a linha principal da ferrovia em duas pontes, interligando assim o setor industrial a leste da ferrovia com as residências a leste e oeste. Ruas lineares junto à ferrovia, em terreno mais plano e encurvadas junto ao terreno mais inclinado, ajustando desenho viário ao sítio urbano com sutil sensibilidade.
O paisagismo é bem disposto, os jardins são fronteiriços as residências, que não possuem muro entre si e a rua, passeios com gramas, arbustos e intenso arvoredo, dispostos junto às vias com pouco transito de passagem ou “cul de sac” tendo no centro da quadra jardins coletivos.
Em Welwyn, o espaço urbano e rural mantém uma excelente continuidade, o quê atingiu alta qualidade ambiental.
Com a execução das duas cidades Howard contava com um Estado que se resumia às municipalidades representadas pelas Companhias das Cidades-Jardins, que convivem com as demais instâncias administrativas nacionais e municipais existentes. Assim se tornam viáveis a prática de idéias humanistas e funcionalidade de ambas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário